FELIZ DIA DO ESCRITOR


Origem do Dia Nacional do Escritor


A ideia de homenagear todos os escritores no dia 25 de Julho surgiu a partir do I Festival do Escritor Brasileiro, organizado na década de 60 pela União Brasileira de Escritores, sob a presidência de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, um dos principais nomes da literatura nacional. 

Para quem ama escrever hoje é o seu dia, o nosso dia. Eu estou um pouco atrasada em comemorar porém os tempos são curtos por aqui, então mesmo assim não deixo de comemorar com vocês. Preparei um post estilo trabalho escolar, mas porque ? Porque tudo começou lá para cada um que escreve. A matéria de Linguá Portuguesa fazia você ter mil ideias de historias, desde as em desenho, quadrinhos á poesias, musicas e assim vai. Você não só lembra disso como quando você tentava inventar aquela historia pra contar aos amigos, a interpretação e imaginação ia longe e continua hoje, só que você decidiu escrever e guardar com ajuda da tecnologia. 

Além da escola ter um papel importante na nossa escrita, lemos mil coisas lá e espalhados pela internet que nós fazem querer tentar e fazer melhor, aqui separei alguns que vocês conhecem na certa. 

Machado de Asis
A literatura brasileira é invariavelmente ligada a Joaquim Maria Machado de Assis, nascido no Rio de Janeiro em 1839, e responsável por fundar a Academia Brasileira de Letras. Suas principais obras foram as realistas ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’, ‘Quincas Borba’ e ‘Dom Casmurro’. Morreu em 1908, aos 69 anos

Carlos Drummond de Andrade
Mineiro de Itabira, Carlos Drummond de Andrade foi um dos principais poetas da literatura brasileira. Sua principal obra é ‘A Rosa do Povo’, publicada em 1945, que reúne 55 poesias que retratam o cenário angustiante da época no Brasil e no mundo. Nascido em 1902, morreu em agosto de 1987, aos 85 anos, no Rio de Janeiro.

Clarice Lispector
Jornalista e escritora, foi uma das principais autoras da literatura brasileira – apesar de ter nascido em Chechelnyk, na Ucrânia, em 1920. Clarice veio para o Brasil com os pais aos 2 anos de idade e sempre insistiu em reforçar a sua brasilidade. Seus principais livros foram ‘A Hora da Estrela’, ‘A Paixão Segundo G.H.’ e ‘Laços de Família’. Ela morreu no Rio de Janeiro, em dezembro de 1977, um dia antes de completar 57 anos.

Ariano Suassuna
Suas principais obras foram ‘O Auto da Compadecida’ e ‘A Pedra do Reino’. Nascido na Paraíba em 1927, o escritor e dramaturgo morreu em julho de 2014, aos 87 anos, no Recife. Ariano Suassuna foi eleito em 1989 para ocupar a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras.

Paulo Coelho
Muita gente torce o nariz, mas é inegável o sucesso dos livros de Paulo Coelho, lidos no mundo inteiro: ele é o escritor de língua portuguesa mais vendido no planeta, com mais de 190 milhões de cópias comercializadas. Sua principal obra é ‘O Alquimista’, traduzida para 80 idiomas.

Vinícius de Moraes
Por último, mas não menos importante, Vinícius de Moraes. Foi poeta e compositor, porque a música também é uma poesia cantada. Carioca nascido em 1913, o poeta lírico batizado Marcus Vinícius de Moraes assinou versos emblemáticos da cultura brasileira, como as canções ‘Garota de Ipanema’, ‘Eu Sei que Vou Te Amar’ e ‘Chega de Saudade’ (todas com o amigo Tom Jobim). Sem falar, é claro, no ‘Soneto de Fidelidade’. Afinal, quem nunca ouviu os versos sobre o amor ‘Que não seja imortal, posto que é chama; Mas que seja infinito enquanto dure”?


E assim vai, o escritor tem uma parte muito importante na vida de todos. Os livros que lemos, as revistas, os posts dos blogs, a reportagem passada na tv e etc. Se você ama escrever hoje é seu dia, não só hoje como todos e então quero deixar para vocês que nossa campanha continua e você que ainda não adquiriu o selo e não contou sua historia para nós é sua chance.



Nenhum comentário:

Postar um comentário